O AVC (Acidente Vascular Cerebral), também conhecido como derrame, é uma lesão no sistema nervoso central decorrente de uma obstrução na circulação (lesão isquêmica) ou de um sangramento (lesão hemorrágica).
Na fase aguda, trata-se de uma urgência, sendo que a identificação precoce e o tratamento imediato, salvam vidas e melhoram o prognóstico do paciente.
Passada a fase aguda, o tratamento é focado na prevenção de novas lesões e na reabilitação clínico funcional. Nesta etapa é importante a avaliação do médico Fisiatra, que é o responsável pela gestão da reabilitação e irá ajudar a definir as metas, ajustar medicações, além de avaliar a necessidade de intervenções complementares ao tratamento ou não. Devido a sua alta incidência, o AVC é uma das principais causas de mortalidade e de dias vividos com incapacidade no mundo.
O Fisiatra atua em conjunto com outros profissionais de saúde como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, focando na funcionalidade e na qualidade de vida do indivíduo.
Independente de etiologia, as sequelas de um AVC são variadas e podem ser leves, moderadas ou graves. Essas sequelas podem afetar funções motoras, cognitivas, gerar distúrbios da comunicação (fala e voz), da deglutição, da continência (urinária e fecal), do humor, causar dor, dentre outras consequências.
Quanto mais precoce é a identificação e o manejo dessas alterações, melhor é o prognóstico do paciente.
Na D'Os você encontra uma equipe multiprofissional e interdisciplinar pronta para acolher e manejar da melhor maneira possível o processo de reabilitação. Nosso time conta com formação e recursos terapêuticos atualizados, dando todo o suporte necessário para o paciente e sua família.